Tuesday, March 13, 2007

2_análise

Hoje pretendo analisar um site da Administração Pública, com vista a perceber se respeita as directrizes de acessibilidade propostas pelo Consórcio W3C e se tem em consideração algumas recomendações do Guia de Boas Práticas na Construção de Web Sites.

O site que escolhi foi a página da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) (http://www.fccn.pt).

_directrizes

A página web da fundação denota alguma preocupação pelas directrizes de acessibilidade, nomeadamente:

* Equivalente textual para imagens e botões gráficos.
* A compreensão de informação não depende somente da cor. - Mapeamento através de "Bread Crum Trail".
* Utilização correcta das notações e folhas de estilo.
* Utilização de linguagem natural – facilitar a pronúncia ou interpretação de texto abreviado ou em lingua estrangeira. – n\a
* Tabelas de dados em oposição a tabelas de layout. (Identificação das linhas e as colunas que constituem os cabeçalhos, Não utilização das tabelas para configurar o layout).
* Informação é perceptível mesmo sem CSS’s.
* Existência de acessibilidade directa às interfaces de utilizador incorporadas na páginas.
* Uso das directrizes W3C.

O site disponibiliza também uma versão em Inglês, mas esta não se apresenta completa, apenas disponibiliza três opções de navegação. O motor de pesquisa (também presente no site) mantém-se em português, o que pode ser considerado como uma falha.

A página web da FCCN não tem conteúdos de actualização dinâmica temporizada, pelo que não se tornam necessários mecanismos para garantir o controle sobre os mesmos por parte do utilizador.

Ao nível da directriz que define a necessidade de existir um "desenho" não dependente do equipamento, ou seja, permitir que o utilizador interaja com o sítio web, sem usar apenas o teclado ou o rato, por exemplo, a página da FCCN disponibiliza os mapas de imagens no lado do cliente. No que diz respeito à implementação de ordem lógica nas "tabs"existem algumas falhas, mas somente ao nível da visualização da área de hiperligação - não contrasta muito com o fundo quando é seleccionada.

A nível dos mecanismos de navegação e meta-dados, o site da FCCN responde de forma favorável, mas não isenta de falhas. Existe um mapa do site com hiperligações para os respectivos menus, mas ao nível dos meta-dados (o conjunto de informação que pode ser armazenado em tags de html definidos para o efeito) não existe informação relativa ao autor da sítio web e à descrição da mesma. No entanto, existe informação relativa ao Título e foram atríbuidas Palavras-Chave.

No que diz respeito à linguagem utilizada no site, pode ser vista como clara e simples, no sentido em que procuram dar a definição de conceitos, porventura mais complexos, e contextualizam as secções com poucas palavras. No entanto o texto poderia ser reforçado com a existência de recursos audiovisuais, para facilitar a compreensão por parte do utilizador.

_boas práticas

De uma maneira geral, o site respeita os bons costumes da criação de web sites. Fornece um motor de pesquisa de conteúdos, tem referência aos avisos legais, é compatível com os browsers da Internet mais populares (Internet Explorer e Mozilla Firefox). No entanto não está apto para resoluções de ecrã de 640 x 480 px - para visualização óptima dos conteúdos do site sem o incómodo dos elevadores horizontais recomenda-se uma resolução mínima de 1024 x 768 px.

A página disponibiliza também os documentos em versão de impressão, possibilita ao utilizador a subscrição de newsletters, permite o contacto dos utilizadores com a instituição, por meio de uma "Caixa de Sugestões" criada para o efeito. O site garante ainda caminhos alternativos para o contacto - uma caixa de correio electrónico (contacto institucional - secretaria@fccn.pt - e não pessoal, preservando assim os princípio de privacidade e protecção dos dados individuais) e a morada da Sede Social, facilitando dessa forma a comunicação entre utilizador e Instituição Governamental.

Denota-se ainda uma preocupação na adaptação dos conteúdos para o meio Web. Não só foram evitados o blocos de texto de grande dimensão como foi adoptada uma fonte de texto "Sans Serif", tida como mais eficaz para este meio. O tempo de carregamento da página web é relativamente curto (2/3 segundos em modem 56k), o que se revela eficaz.

1 comment:

Emanuel Dias said...

Excelente análise, João! ;)
Quanto ao site, não me surpeende que seja acessibility-friendly, ou que pelo menos tente ser, tendo em conta a natureza do mesmo! Este tinha que estar na linha da frente entre os da AP...

Na barra de links à direita há um link para o speedmeter. Testem a velocidade da vossa ligação e tentem bater os meus 22.38 KB/sec!!... =| Qual é o ISP? Kanguru. Agora já sabem qual não hão-de contratar... ;p Vingançazinha subtil! lol Sorry, João! ;)